Neste post estaremos estudando uma parte muito importante das empresas, que envolve o planejamento e a estratégia com foco na execução das atividades.
Atualmente todas as empresas tem acesso a praticamente todas as mesmas tecnologias. Isso gera produtos e serviços tão semelhantes que o público-alvo não consegue perceber o diferencial entre os concorrentes. Mas, o diferencial das empresas continua, e continuará a ser a equipe de trabalho, Não estou dizendo com isso que fatores relacionados ao produtos devam ser descartados, apenas que o faz a empresa são as pessoas.
O grande diferencial das empresas são as pessoas que as compõe. Por isso as empresas devem criar mecanismos ou ferramentas de gestão que coloquem a equipe de trabalho no caminho definido para o alcance dos objetivos empresariais. Para tanto, existem: 'Missão, Visão e Valores', que orientam os colaboradores como devem trabalhar para o bom andamento da empresa.
Em definição temos:
Missão - Tudo aquilo que sua empresa se compromete a fazer para atingir o seu cliente. Missão é o hoje da empresa, todos os dias quando abrir as portas, a empresa deve fazer aquilo que está definido como missão.
Samsung:
"dedicar seus talentos e tecnologias à criação de produtos e serviços superiores que contribuam para uma melhor sociedade global. Para conseguir isso, a Samsung dá alto valor a suas pessoas e tecnologias."
Visão - Refere-se ao futuro da empresa a curto, médio e longo prazo. O que eu quero ser no futuro? Essa é a pergunta chave que a empresa faz sobre si mesma, sobre o seu amanhã.
Mercedes-Benz:
"...Ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços. Buscamos atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes e criar valor para nossos acionistas e demais públicos com os quais nos relacionamos."
Valores - São os princípios da empresa, aquilo que ela acredita como certo e se compromete a fazer.
BRF - Brasil Foods S/A:
- Confiabilidade: Nós somos confiáveis, éticos e transparentes. Cumprimos o que prometemos e assim construímos relações de respeito mútuo com nossos clientes, fornecedores, colegas de trabalho e acionistas.
- Qualidade: Nós temos obsessão pela qualidade e segurança alimentar. Perseguimos a inovação para estar na vanguarda e contribuir para o bem-estar dos nossos consumidores em todas as partes do mundo.
- Participação: Nós trabalhamos com paixão para sermos uma das melhores empresas globais de alimentos. Somos comprometidos com o que fazemos com garra, força e determinação.
- Simplicidade: Nós acreditamos na simplicidade operacional e a praticamos como estilo de trabalho. Resolvemos problemas de forma rápida e prática.
- Pessoas: Nós somos comprometidos, desenvolvemos e valorizamos o espírito de equipe e assim construímos o futuro de nossa empresa.
- Eficiência: Nós praticamos uma gestão que valoriza a eficiência e a lucratividade, evita o desperdício e assim respeita nossos acionistas.
- Responsabilidade Sócio-ambiental: Nós temos e teremos, cada vez mais, um papel importante como agente de desenvolvimento social nas localidades onde atuamos.
São ações simples mas que geram grande valor aos negócios. Fazendo isto você coloca seus colaboradores como peça fundamental no desempenho das atividades e no alcance de resultados, você estará empoderando seus colaboradores a acreditarem na empresa e fazerem parte dela. Lembrando que tudo isso estará diretamente ligado a forma como você gerencia o seu negócio. Pois, é loucura colocar como valores da empresa pontualidade, se você chega atrasado. Assim como respeito, se você grita seus colaboradores.
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Bons estudos.
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