O Modelo de negócios Canvas, ou Business Model Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica que pode ser usada para criar um novo negócio (nova empresa), ou realizar mudanças na forma como a empresa está funcionando. Este modelo foi desenvolvido por Alexander Osterwalder, teórico de negócios Suíço, juntamente com vários outros participantes nos anos 2000.
Clique aqui para ser redirecionado para um site e faça seu Canvas virtual.
O Canvas é simples e muito mais convidativo e prático de se trabalhar do que o plano de negócios convencional, que é extenso e não muito convidativo. Mas, ambos são importantes e necessários para aumentarem as chances de sucesso naquilo que você pretende investir.
O Canvas, primeiramente, é dividido em duas partes, fatores emocionais (diferenciais e relacionamento com clientes), e racionais (voltado a operação da empresa). ainda encontramos no Canvas nove blocos que se relacionam de forma direta.
Mas, antes que você pergunte: "por onde eu devo começar?" Bom, não existe uma regra quanto a isso mas comumente tende-se a começar pelo lado emocional, vejamos:
Segmento de Mercado - Aqui será definido qual ou quais públicos que o negócio irá atender,
lembrando que a empresa deve manter o foco no seu público alvo. Nada de dizer que vai atender a todos os público. Lembre-se que seus recursos não são ilimitados, e ninguém consegue agradar da criança ao vovô. Cada tipo de negócio tem um público onde a empresa investe seus recursos e estratégias para agradá-lo. Mas isso não significa dizer que outras pessoas não possam comprar o seu produto. Mas, por exemplo, dificilmente você verá idosos ou crianças de colo em propagandas de refrigerantes, isso porque estes não são público alvo de refrigerantes.
Para te ajudar a pensar sobre seu público alvo, o próprio Canvas sugere algumas perguntas como: "Para quem criamos Valor?"; "Quais são os nossos clientes mais importantes?"
Proposta de Valor - Será o produto ou serviço que você irá ofertar para seu cliente, mas o foco maior
está em identificar a necessidade que o meu cliente tem. Para facilitar responda as seguintes perguntas:
Como você irá atender essa necessidade?
Qual o diferencial perante seus concorrentes?
Que valor entrego para nossos clientes?
Que problema dos nossos clientes nós ajudamos a solucionar?
Que produtos e serviços oferecemos ao segmento de mercado?
Que necessidade dos clientes satisfazemos?
Canais – Como nossos produtos e serviços chegaram até nossos clientes? Correios, transportadora, loja virtual, loja física... Enfim, qual o caminho que nosso cliente deverá fazer para chegar até a sua
empresa e os produtos.
Relacionamento com Clientes – Voltado exatamente a estratégia de manutenção de clientes,
Como atraí-los? Mantê-los? Fidelizá-los?
O que você pode fazer para atrair os seus clientes?
Que tipo de mídia você usará (rádio, tv, internet, etc)?
Qual a promoção que poderá fazer?
Fontes de Receita – Aqui você informará como e quanto os clientes pagaram por seus produtos e serviços? Preço mesmo. Para tanto responda:
Qual valor os clientes querem pagar?
Qual valor é pago no concorrente?
Por que eles pagam esse valor no concorrente?
Quais as formas de pagamento usado por eles atualmente?
Como eles gostariam de pagar?
Pronto, acabamos o lado emocional do Canvas, agora iremos trabalhar a parte operacional.
Recursos Chave – Aquilo que você faz ou fará para sua empresa funcionar e entregar tudo aquilo que você informou que sua empresa faz. Aqui também deverá ser informado os recursos que você tem a sua disposição, por exemplo:
Recursos humanos (o tipo de equipe que você deverá ter),
Recursos Intelectuais (as tecnologias que sua empresa tem para atingir objetivos),
Recursos físicos (equipamentos, maquinário, ferramentas, etc.),
Recursos Financeiros (dinheiro necessário para sua empresa funcionar, se será dinheiro próprio; empréstimos; financiamentos, etc...)
Atividades Chave – O que sua empresa deve fazer e se não fizer ela não existe.
Para redigir os Recurso e as Atividades chaves, você deverá usar o que foi escrito na proposta de valor; relacionamento com clientes; canais e fontes de receita. Tudo isso deve ser observado quando se vai criar as atividades Chaves, pois digamos que você irá montar uma sorveteria com o diferencial de um sorvete mais natural, com frutas típicas da sua região, e nas atividades chaves você esquece de informar como ocorrerá isso. Por isso que todos os blocos do Canvas está relacionados, sempre observe o que você escreveu nos demais blocos antes de redigir o próximo.
Parcerias Chaves – Aqui você coloca todos os fornecedores e parceiros que sua empresa precisa manter para funcionar bem. podemos usar O Uber, por exemplo: O lava rápido e postos de gasolina, são parceiros chaves dos motorista desse aplicativo.
Estrutura de custos – Todos os custos que estão direta e indiretamente envolvidos na manutenção da sua empresa. (impostos, comissões, pagamentos, investimentos, etc) lembrando que isso também determinará o quanto irá custar os seus produtos.
Agora que terminamos o preenchimento do Canvas, você precisará rever todos os campos, e verificar se eles estão se relacionando de maneira lógica. Sempre que você olhar para seu Canvas, você irá pensar em algo novo que poderia estar fazendo para que sua empresa atenda de melhor maneira seus clientes e desta forma possa crescer e consolidar-se.
Dúvidas? Pergunte nos comentários.
Inscreva-se para receber no seu e-mail sempre que tiver um post novo.
Bons estudos.