domingo, 8 de outubro de 2017

0

E agora? Primeiro emprego



O primeiro emprego para o jovem é sempre um desafio. O mercado de trabalho é sempre muito cruel com os jovens, e na medida que as empresas necessitam de capital humano para as suas atividades diárias, elas também exige muitas qualificações que, na maioria das vezes, o jovem pode não ter. 
Como conseguir trabalho se o currículo só tem seu nome, endereço e o ano que está cursando na escola?

Pois é! Se você está procurando o primeiro emprego (ou um estágio), essa matéria vai te dar duas dicas valiosas para conseguir a tão sonhada vaga em uma empresa. Sabemos que mentir no currículo não é caminho. E caso faça, há uma grande (muito grande mesmo) chance de você ser pego na mentira durante o processo seletivo. Mas, então o que o jovem pode fazer?

Pode começar a enriquecer seu currículo agora mesmo! Mas, como?

1 - Faça trabalhos voluntários
Todo entrevistador precisa ver em você alguém que irá realmente vestir a camisa da empresa e realmente trabalhar, sem ficar torcendo para terminar o horário de trabalho ou chegar o final da semana.

O trabalho voluntário é um auxílio gigante para seu currículo, pois, primeiro ele mostra que você tem um espírito de cidadania e é alguém prestativo (ações sociais e ser prestativos, são coisas supervalorizadas nas empresas) e mostra também que você já é alguém que tem alguma experiência em rotinas de trabalho, conviveu com hierarquia, relações de trabalho, entre outras competências que vão depender do tipo, do local e do trabalho voluntário que você participou. Seu trabalho voluntário pode mostrar também que você não tem medo de trabalhar e até se dedica a uma causa.

Portanto, mãos à obra nos trabalhos voluntários e lembre-se que este tipo de trabalho tem um valor enorme para as empresas.

2 - Faça cursos
Capacitar-se é a chave para o sucesso, seja qual for a sua profissão. Nesse caso é sempre muito fácil encontrar escola de vários tipos de cursos, seminários, treinamentos, etc. Mas saiba escolher um curso e uma instituição que irá gerar um retorno para esse seu investimento de tempo ou de dinheiro. Cuidado com os cursos que só pegam seu dinheiro e não agregam nada a sua vida, daí você pode perguntar: "E como eu vou saber isso?" Procure pessoas já estudarem na instituição que você está pesquisando, assim como faça pesquisas em redes sociais e em sites de reclamações.

Você pode fazer cursos completos (mais longos), cursos rápidos (de poucas semanas) e até encontrar cursos gratuitos. Enfim, o importante é estar estudando, se capacitando, se atualizando e sendo visto pelas empresas na hora que estas empresas estão chamando para entrevistas.

Converse com seus responsáveis, peça ajuda e os convençam que o caminho mais rápido para o mercado de trabalho é a qualificação profissional. Fazendo isso você estará à frente da grande maioria dos demais jovens em busca do primeiro emprego. A grande maioria não se preocupa com qualificação profissional.

Viu? Não é tão difícil, mas requer tempo e dedicação. 
Caso você tenha encontrado alguma escola que ofereça cursos gratuitos, coloca aqui nos comentários e ajude outras pessoas a conseguirem espaço no mercado de trabalho.

Receba nossas atualizações:



0 comentários :

Postar um comentário