Antes de tudo, o que é cadastro?
Você prontamente responderá que é uma reunião de informações a sobre algo ou alguém.
Mas, para que serve o cadastro? Como poderei usufruir de benefícios gerados por ele?
Várias são as empresa que não dão o devido valor para esse tema. As empresas nascem e vivem na luta de tentar crescer, expandir seu mercado, e esquecem-se que isso será capaz fazendo uma boa gestão do cadastro de clientes. Pois, nele você poderá ter diversas informações sobre seus consumidores, desde periodicidade de compra, quantidade de compra, dinheiro gasto, preferências, entre outros.

Então, quais são as informações que devo ter sobre meus clientes? A resposta deve ser: O máximo possível de informações. Para tanto, poderá ser necessário fazer uma pesquisa de mercado, distribuição de cupons, aquisição de banco de dados de outras empresas, entre tantas formas diferentes que você pode criar com o intuito de conseguir informações sobre seu
público-alvo.
Normalmente feito em planilha, o cadastro tem a missão de coletar o máximo possível de informações sobre seus clientes, e caberá ao empresário fazer a leitura dessas informações para a definição da estratégia que aumentará suas vendas e sua empresa.
Quais são as informações que devemos coletar de nossos clientes?
Sempre comece pelo básico como nome, endereço, telefone, e-mail. e sempre que possível, descubra as preferências do seu cliente,
Exemplo que uso em sala de aula:
Num fastfood, devido o próprio modelo de negócio, o atendimento se faz de maneira muito rápida. Mas, se a empresa conseguir no momento do pedido de compra convencer o cliente a responder para um cadastro apenas quatro informações: Nome, e-mail, telefone e endereço, esse cadastro poderá ter tantas informações que você poderá criar diversas estratégias ou mesmo resgate de clientes inativos. Como? Se todas as vezes que seu cliente fizer uma compra e digitar o número do CPF para acumular pontos a serem trocados por brindes ou produtos, ou outra coisa, você terá um banco de dados que lhe informará quantidade de vezes na semana/mês que o cliente vai até sua empresa, quanto ele gasta por compra, quais os produtos que mais lhe interessam. etc. Isso é mais do que necessário para que você ofereça produtos que o cliente já tem o hábito de comprar. Aumentando então suas vendas, e fidelizando clientes.
clique aqui para baixar a planilha de cadastro de clientes e comece a fazer seu trabalho de cadastro. Aproveite para pensar em estratégias comerciais para que seus clientes comprarem e se tornarem fiéis a sua empresa.
Dúvidas? Pergunte nos comentários.
Inscreva-se para receber no seu e-mail sempre que tiver um post novo.
Bons estudos.